Na oficina anterior dialogamos com as crianças sobre o que elas mais gostam de fazer e os lugares que as crianças freqüentam em Heliópolis.

No mapa as crianças puderam traçar os seus caminhos e contar o que elas encontravam durante o caminho de casa para a escola ou de casa para o CCCA, ou do CCCA para a escola.

Percebemos que as crianças descrevem os espaços vazios como espaços de brincar, mas os espaços vazios são poucos como os campos de futebol ou a própria rua. As crianças de Heliópolis brincam na rua.

Por esse motivo a nossa Oficina teve como objetivo conhecer os espaços por onde a passa para ir brincar e conhecer quais são as brincadeiras. Essa turma juntamente com a Educadora Rosi montaram um livro sobre Brincadeiras de Criança. Eles escreveram sobre os tipos e variedades de brincadeiras. Saímos do CCCA Imperador e fomos até a Associação Beneficente Cultural e Desportiva Vila Carioca.

A Vila Carioca fica localizada entre a Avenida Almirante Delaramare, Rua Comandante Taylor e Rua das Juntas Provisórias, que são as principais ruas que rodeiam o bairro. Uma parte da Vila Carioca é contaminada por combustíveis no terreno da Petrobrás e por fertilizantes da empresa Shel[1]. Algumas áreas foram desapropriadas, mas na fala das crianças percebemos que eles vão brincar nesses espaços também. Na Vila Carioca fica localizada a escola de samba Imperador do Ipiranga, fundada por moradores do distrito do Ipiranga.

O percurso realizado pelas crianças e os educadores (Rosi CCCA e Alunos FAU) foi saindo do CCCA pela Comandante taylor, entrando na Travessa Brasil,  depois Rua Jânio Quadros, Maciel Parente e chegando na Associação. O caminho na Maciel Parente acompanha as Torres de Transmisssão da Eletropaulo, uma área que é considerada “área de risco”, pois as pessoas não poderiam morar próximas as torres de alta tensão, mas como acontece em muitas áreas de São Paulo, essas áreas tornam-se extensão das casas, como vimos muitos quintais com roupas estendidas.

O campo é sem grama, na terra, ao redor do mesmo encontramos muita sujeira como garrafas pet, sacos de supermercado, vidros, papéis. O espaço tem algumas árvores. Há uma quadra, um espaço para churrasco, um telecentro e uma sala de confecção de fantasias da escola de Samba. O trabalho está a todo vapor.

Quando as crianças chegaram já foram rapidamente escolhendo os espaços (entre a quadra e o campo). Na quadra ficaram os meninos jogando futebol e na quadra as meninas e alguns meninos com as brincadeiras de rua. As brincadeiras escolhidas por eles foram: Pega –pega, amarelinha, queima, duro ou mole.Depois paramos para saborear um “gelinho” ou “geladinho”. Distribuimos as máquinas fotográficas e os celulares para as crianças para que elas registrassem os momentos.

Depois voltamos para o CCCA onde fizemos uma roda de conversa e perguntamos o que eles mais gostaram e o que foi diferente. Algumas crianças responderam que esse dia tinha sido muito legal, pois brincaram muito, outras crianças falaram que não gostaram da briga (os meninos na hora do futebol acabram brigando), outros gostaram de tudo, outros disseram que já lá no campo direto.

Ao terminaram a atividade as crianças tomaram o lanche e foram embora.

Ficamos no final avaliando com a Educadora que achou positivo e informamos então que no dia 27/11 iremos fazer uma tarde da Pipoca onde montaremos com a criançada o vídeo e a exposição que faremos no dia 04/11.


[1] O histórico de contaminação na Vila Carioca começou nos anos 1940, quando a multinacional Shell estabeleceu seu parque industrial. Segundo o relatório parcial, divulgado em 2005 a partir de estudos da área entre os anos de 1994 e 2003, o solo e o lençol freático estão contaminados pelos pesticidas organoclorados aldrin, dieldrin, DDT e DDE. Essas mesmas substâncias são encontradas no corpo dos moradores da Vila Carioca e são cancerígenas. Hoje, moram 28.072 pessoas na Vila Carioca. Do total, 6.538 estão expostas aos riscos ambientais da região, podendo haver contaminação dos moradores pela água, pelo solo e até mesmo pelo ar.

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=26053&Itemid=157

Anúncios