Grupo: Alba, Augusto, Carolina, Claudia, Elisa, José, Isabel, Marcos (Batata)

Presentes: Augusto, Carolina, Claudia, Elisa, José, Marcos (Batata)

Nessa 6ª feira, devido ao feriado e o fechamento dos CCCAs, nos encontramos no prédio da UNAS as 13:30h e iniciamos uma reunião para conversarmos os próximos passos que irão nortear a atividade em conjunto com as crianças e educadores. Como no CCCA Imperador semana passada não houve aula devido à falta de água, e assim as atividades ficaram atrasadas, optamos por dar continuidade a mesma que havíamos já instigado as crianças, dando uma maior elaborada na seqüência e forma que essa atividade iria tomar.

Primeiramente, tendo já plotado um mapa de Heliópolis com as ruas do CCCA e as que as crianças moram, pensamos em juntar com esse mapa um papel (craft) bem grande para que elas colem os desenhos que fizeram de suas casas (atividade também elaborada anteriormente). Essa etapa do projeto, só foi elaborada com uma parte da turma, que estava presente no dia, mas pensamos em englobar também a outra parte, composta por adolescentes, e por esse motivo fazer uma atividade um pouco mais livre do desenho da sua casa e entorno de onde mora, sendo possível que eles tanto desenhe, como façam colagens, grafites, poemas, tragam objetos etc. Devido à falta de tempo, essa primeira parte da atividade com os adolescentes não será feita conosco, e sim trazida de casa. A Educadora Rosi irá realizar essa parte com os adolescentes.

Assim, tendo material das duas turmas, iríamos colocar esses no mapa de Heliópolis, enquanto as crianças traçam seu caminho até o CCCA e nos contam um pouco sobre o que sentem o que gostam de fazer próxima a sua casa, o que notam no caminho, etc. Essa etapa seria elaborada em dois dias (6/10 e 13/10), para que haja um bom aproveitamento e entendimento por parte das crianças e adolescentes para execução da próxima etapa.

mapa_heliopolis_2

MAPA_HELIÓPOLIS

Nos dois próximos dias de nossas visitas (incertos ainda por causa do feriado), pensamos em sair a campo com as crianças, levarem elas da escala do mapa, da localização para a escala real. Essa etapa necessitará da ajuda da educadora para que instigue as crianças a prestarem atenção ao caminho que fazem aos locais que gostem de ir e como chegam até lá, entre outros fatores, para facilitar e nortear a nossa atividade em campo.Tendo nós alunos e coordenadores os lugares que as crianças marcaram no mapa, dependendo da quantidade iremos escolher os mais marcados em comum, nunca esquecendo de atender a todas as crianças, para fazer o caminho. O percurso será filmado, tanto as crianças, suas falas e ações, como propriamente o trajeto.

No final de todas essas atividades, teremos como produto final desenhos, um mapa com interferência das crianças e um vídeo. Pensamos em englobar tudo isso no vídeo, fazendo filmagens dos trabalhos executados e do processo, colocando possivelmente alguma música de fundo (a decidir ainda), e esse vídeo seria projetado na exposição do dia 4/12.

Desenhos das crianças na primeira parte do processo foto: Cláudia Cruz Soares

Essas foram as decisões tomadas pelo grupo nessa reunião de 30/10, o que não impede futuras mudanças no processo quando se sentir necessário e dependendo das respostas das crianças.

Ao final dessa reunião, ocorreu uma reunião em conjunto da disciplina com os alunos da FAU que estavam presentes e demais participantes, e foram expostos para o grupo as atividades que seriam executadas em cada CCCA. Os projetos foram ouvidos e aprovados por todos, surgindo algumas dúvidas em relação a certas atividades e formas de execução.

Encontro pós oficinas nos CCCA. Local sede da UNAS. Foto Cláudia Cruz Soares

Anúncios